Localizada na região da Andaluzia, Ronda é uma das cidades mais antigas de Espanha. É rodeada por montanhas o que confere a Ronda uma ambiência mágica! Na verdade, aconselhamos-te a fazer pelo menos uma das viagens até, ou ao sair de Ronda Espanha, durante o dia pelas paisagens… aaah, aquelas paisagens para as montanhas e todas as outras vistas são simplesmente excecionais e espetaculares!
Ronda tem como símbolo a magnífica “Puente Nuevo” sobre o rio Guadalevín. Esta ponte tem 98 metros de altura (mas o desfiladeiro pode atingir 120 metros de profundidade!) e une o lado da cidade mais antigo, tradicional, intimista, cheio de monumentos e testemunhos do passado, com o lado mais moderno. E estes testemunhos do passado vão bem lá atrás até aos romanos, árabes e muitos outros povos que passaram por aqui.
Cidade considerada um dos berços da tourada moderna, Ronda foi amada por Hemingway e Orson Welles e, recuando mais no tempo, um local preferido pelos viajantes românticos (jovens de um estrato social alto e artistas da época da industrialização que procuravam autenticidade e a natureza intocada).
Puente Nuevo (A Ponte Nova)
Esta ponte é uma visão magnífica! Quer estejas no topo da ponte ou a admirá-la com alguma distância, faz-te sentir que estás no cenário de um filme. As ravinas dos dois lados, o verde no topo da rocha, os pássaros que aproveitam o efeito tubo do fosso para as suas acrobacias, … Tudo isto é uma imagem magnífica e uma fantástica experiência! Quase indescritível! O melhor é deixares-te levar pelos teus sentidos e aproveitar tudo o que esta viagem te pode dar. Grava essas sensações na tua memória!
A ponte é um magnífico trabalho de arquitetura e pela sua grandiosidade podemos perfeitamente entender que a sua construção não foi, de todo, fácil. Inaugurada oficialmente em 1793, a ponte foi ainda sendo usada como aqueduto, de modo a ultrapassar a carência de água de um dos lados da cidade.
Se decidirem visitar a ponte num dia ventoso, tal como nós, tenham em atenção que o acesso à parte inferior da ponte vos pode ser negado, mas, ainda assim, ser-vos-á cobrado a totalidade do bilhete.
Miradouros magníficos para a Ponte – Ronda Espanha
Casa Don Bosco
Esta casa mantém a autenticidade na sua decoração e móveis datados da época de construção, em 1850. Para além disso, o jardim da casa proporciona-nos uma vista fantástica para a “Puente Nuevo” e para toda a paisagem que rodeia Ronda Espanha.
Miradouro para a ponte rodeado de amendoeiras em flor
Para chegar até este miradouro segue-se um pequeno caminho a partir da “Plaza María Auxiliadora”.
Tem em atenção as condições do caminho e fá-lo em segurança. Este caminho é rodeado por amendoeiras em flor (agora que é a sua época) e por erva-doce. É, por isso, uma caminhada mágica e aromática com vistas fantásticas (e não apenas para a ponte!).
Jardins Cuenca – Ronda Espanha
O que dizer… a vista para o desfiladeiro e para a “Puente Nuevo” destes jardins em socalco são simplesmente magníficas e quase inacreditáveis. As fotografias que capturamos falam por elas:
Puente Árabe e Puente Viejo (Ponte Velha)
A Ponte Árabe, que remonta aos tempos de domínio árabe em Ronda Espanha, teve de ser reconstruída várias vezes devido à oscilação do leito do rio. Na verdade, presentemente, podem ser observados os estragos provocados pelo rio nas suas margens.
A Ponte Velha (“Puente Viejo”) é do século XVII. Desta ponte também podemos olhar para uma paisagem única do desfiladeiro e “Puente Nuevo”. Para alcançar estas pontes, podemos caminhar ao longo da antiga muralha de Ronda enquanto apreciamos os campos verdes que rodeiam a cidade, ao mesmo tempo que nos cruzamos com os Banhos Árabes.
Baños Árabes – Ronda Espanha
Os Banhos Árabes são realmente uma estrutura impressionante! O edifício foi adaptado de antigas ruínas romanas. Ao contrário dos Romanos, que usavam banhos de imersão, os Árabes utilizavam maioritariamente banhos de vapor.
Três das principais salas estão em bom estado de conservação. Uma das salas mais impressionantes é a sala de banhos temperados, com as suas estruturas e as formas de corte no telhado para a entrada de luz solar. Em alturas específicas do dia, cria uma fantástica ambiência!
Os Banhos eram uma componente importante do ritual religioso e também da vida social. Homens e mulheres utilizavam os Banhos em turnos diferentes.
Notas adicionais – Ronda Espanha
A nossa visita foi curta, por isso, decidimos focar-nos no espírito da cidade e nas suas paisagens. Se viajas a Ronda com mais tempo, visita esta página para mais sugestões e links.
Para além disso, para quem tem como referência a vida na região da Extremadura, consideramos Ronda cara, também provavelmente porque a região da Andaluzia é mais popular em termos turísticos. Mesmo para Inverno, cruzámo-nos frequentemente com grandes excursões, e muitas ruas estavam cheias de pessoas. Por isso, se queres visitar os monumentos principais e, ainda assim, obedecer a um orçamento específico, faz alguma pesquisa antes de viajar para encontrares o que mais se adequa a ti. Algumas entradas são mais caras do que outras.