Voltando a este canto da Europa, entretanto já chegou o Verão, ainda que tímido, e são muitos os eventos por toda a parte! Uma agradável surpresa para nós foi o “Festival Romano – Talabrigae Ex Libris” que decorreu em Soutelo, Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, de 7 a 9 de Junho. Foi a primeira vez que fomos e estamos conquistados! Se não puderam visitar este ano, vejam o que temos para vos mostrar e marquem na vossa agenda já para o próximo ano.
Nos últimos meses os posts não têm sido muito regulares. Muitas vezes acontece o inesperado, como inesperada foi a estadia em Espanha logo no início do ano por alguns meses, ou depois desta tragédia, de que vos falei aqui, ter recebido o pedido para ir até Moçambique e ter ficado completamente imersa nesse trabalho. Isso significa também muitas fotografias no arquivo. Por isso, temos muito material para vos mostrar ainda deste ano, fiquem atentos!
Logo à entrada do Festival Romano podem alugar um fato de época, depois descem para um cenário muito bonito envolto na natureza, transportando-nos para a presença romana na região há muito, muito tempo atrás.
Descendo até ao rio e ao moinho, estão perante um cenário idílico onde os diferentes elementos deram lugar a um bonito espetáculo de paz no Festival Romano.
Passando pela guarda romana, curandeiros, bailarinos, e até mesmo pelo Asterix, vão sentir o tempo a voar, enquanto assistem aos diversos espetáculos organizados, desfrutam da música, do teatro, da dança, do convívio.
Incríveis contadores de histórias arrancam-nos sorrisos com histórias inesperadas de homens feitos donzelas, donzelas com flatulência, finais imprevistos mas que deixam sempre o público a dar gargalhadas.
Para além de passarem momentos divertidos, vão também estar a ajudar neste evento, uma vez que o evento foi criado e é organizado pela APPACDM de Albergaria-a-Velha, que presta auxílio a deficientes mentais. Todas as receitas feitas no festival, custo de entrada ou na área de alimentação, entre outros, revertem inteiramente para esta organização e para resolver os problemas com que se debatem diariamente.
Pudemos assistir ao espetáculo de música Romana com os utentes da APPACDM e foi um dos momentos mais bonitos que tivemos oportunidade de assistir. A dedicação dos cuidadores para com os utentes foi bem visível e deixa-nos sem palavras. É admirável ver como neste evento tudo é pensado em prol de uma causa maior. Torna-o ainda mais bonito!
Para o ano vais visitar?