As últimas semanas temos estado pela Estremadura, em Espanha, uma região que nos conquistou e de que falaremos nas próximas publicações do blog. Mas aproveitando um fim-de-semana inteiro de folga, coisa rara, rumámos a sul até à região da Andaluzia com destino à magnífica Ronda (de que já vos falámos neste post), e querendo conhecer um pouco mais da região, na viagem de volta, fizemos uma rápida paragem por Córdoba Espanha. Caminhando e perdendo-nos, sem rumo certo, pelas ruas desta cidade considerada a capital do cavalo e Património Cultural da Humanidade.
Córdoba Espanha é repleta de ruas positivamente agitadas e coloridas, com lojas vivas e restaurantes apelativos. Passeias pelas ruas e és simpaticamente convidado a provar uns torrões por uma das “tiendas”. Ao longo da nossa rápida visita, e percorrendo as ruas de Córdoba, destacamos algumas das coisas que nos chamaram mais a atenção.
Plaza de las Tendillas – Córdoba Espanha
A “Plaza de las Tendillas” é a praça mais imponente de Córdoba com os seus edifícios grandiosos repletos de estátuas. A arquitetura que a rodeia fez-nos lembrar um pouco a Avenida dos Aliados no Porto.
Mesquita e Catedral de Córdoba Espanha
As laranjeiras estão em toda parte mas ganham uma grandiosidade maior na praça interior que é partilhada pela monumentalidade da mesquita e da Catedral.
Puente Romano
Da Puente Romano temos uma das visões mais impressionantes sobre Córdoba: a ponte, o rio, a “Puerta del Puente”, a Mesquita-Catedral, os palácios e Alcázar – um cenário verdadeiramente de sonhos!
Ao lado da ponte, e ao longo do rio podemos avistar velhos moinhos, um deles ainda com uma grande nora que é agora um dos locais preferidos por gatos para os seus banhos de sol.
Zona Judia
As pequenas ruas que vamos percorrendo guardam recantos mágicos por onde vamos podendo, também, encontrar pátios cheios de vida e com cafés convidativos.
Nesta zona podemos, ainda, visitar a Sinagoga.
Todos os recantos de Córdoba contam a história de povos que ali se cruzaram. É uma cidade que mostra orgulhosamente a sua herança árabe e a usa como atrativo turístico: no que é preservado pela cidade, os motivos muçulmanos, os tradicionais “recuerdos” que transmitem essa herança, o nome escrito em árabe que pode ser encontrado em qualquer lugar ou personalizado para quem visita Córdoba.
“Hasta pronto” Córdoba!