Gostamos muito de explorar e conhecer novos lugares, mas nem todos os lugares onde fazemos uma paragem são capazes de nos arrancar tantos “uaus” ao virar de cada esquina. Cáceres Espanha é realmente um destino a considerarem!
Com pinceladas do estilo Românico e Gótico, todos os edifícios dentro das muralhas do centro histórico são bastante antigos, sendo os mais recentes datados do século XVIII.
Cáceres é viajar no tempo
Em Cáceres Espanha tivemos aquela sensação de fechar os olhos por alguns instantes, reabri-los, olhar em redor e sermos automaticamente transportados por alguns minutos para um período da história longínquo! Nada naquele cenário nos recorda que estamos em tempos mais modernos. Até que claro, mais turistas chegam à mesma praça onde estamos, e temos o pensamento “que roupas tão modernas!”. Mas olhamos também para nós e acordamos desta “viagem” e deixamos de ouvir uma música épica nas nossas cabeças 😉
E como se não bastasse todo o cenário, cruzámo-nos com autênticos contadores de histórias, aqueles realmente à moda antiga, que com as suas fantásticas expressões, os seus gestos convincentes, as suas entoações de voz, nos transportam também para outro lugar. Uma agradável surpresa que contagiou sorrisos pela cidade!
Cidade cenário para a sétima arte
Não é, por isso, ao acaso, que Cáceres Espanha foi escolhida ao longo dos anos para cenário de filmagens. Mais recentemente, Cáceres tem vindo a ser visitada pelos fãs da série Game of Thrones, uma vez que parte da sétima temporada foi aqui filmada, e em localizações próximas tais como Trujillo. Existem já guias que personalizam toda a visita em Cáceres para os fãs desta série.
Cidade de palácios e antigas torres
Realmente Cáceres Espanha é única, e, por isso mesmo, é cidade Património Cultural da Humanidade. Está repleta de palácios e casas ancestrais, sobretudo ao redor da Plaza de Santa María, da Plaza de San Mateo e da Plaza de las Veletas. Estas praças são belíssimas!
Foram várias as famílias aristocráticas que se fixaram em Cáceres a partir de finais do século XIII e outros edifícios nobres foram construídos ao longo do século XVI. O facto de estes edifícios estarem tão bem preservados é realmente magnífico. Podemos simplesmente parar ali e olhar para tudo à nossa volta. Que visão!
Alguns palácios e museus, como o militar, podem ser visitados sem qualquer preço de entrada mas à entrada da maioria dos locais, incluindo igrejas, ser-vos-á cobrado um bilhete.
Não conseguimos localizar a Torre de los Pozos, mesmo de mapa na mão, e nas ruas não há qualquer indicação da sua localização. Quando nos demos conta já estava em horário de fecho, pelo que terá de ficar para uma próxima passagem por Cáceres.
As mais antigas torres de Cáceres remontam ao século XII e ainda ali estão, aptas a serem visitadas. Tal como a Torre de Bujaco, La Yerba e Horno. Ao subirmos à Torre de Bujaco ficamos como que atordoados com a perceção da antiguidade de tudo o que nos rodeia, e de ser um património tão importante! Ah e aquela vista magnífica sobre a Plaza Mayor e sobre a cidade…
Iglesia San Francisco Xavier, o ponto mais alto de Cáceres
Podem subir as duas torres desta igreja que se localiza na Plaza de San Jorge. Vão ter uma magnífica vista sobre Cáceres Espanha.
Traços judeus e árabes
Caminhem ao lado da muralha da cidade ou pelas pequenas ruas do Bairro Judeu, encontrando pequenos recantos cheios de história, de pequenas plantas, árvores antigas e cores bonitas.
Uma porta para a Cáceres antiga
A Plaza Mayor é a praça mais grandiosa de Cáceres Espanha. Ao cruzar a escadaria pelo Arco de la Estrella parece que estamos a ter uma entrada triunfal para a zona histórica da cidade, vendo, ao mesmo tempo, todos aqueles sublimes edifícios. É tão bonita!
Última dica – Cáceres Espanha
Se planeiam conhecer Cáceres Espanha, já têm uma lista de monumentos, e estão prontos a pegar nas malas, temos apenas uma pergunta: conhecem os horários de funcionamento em Espanha? Tenham em atenção este pequeno detalhe, porque se viajam por um curto período de tempo, isto pode fazer a diferença entre o que poderão ou não ver. Para quem já se habituou aos horários da bela Mérida, o que significa que a maior parte das coisas fecha no horário da siesta entre as 14h e 16h/16h30 na maioria dos casos, explorar Cáceres com alguma limitação de horários pode ser uma verdadeira surpresa! Pois se em Mérida encontramos os Museus e os monumentos mais importantes abertos ininterruptamente durante a hora de almoço, o que é realmente fantástico para promover o turismo, em Cáceres não é bem assim…
Pois bem, ainda que Cáceres seja uma cidade também da Estremadura, os horários são completamente diferentes. Monumentos, palácios e outros pontos de interesse funcionam das 10 às 14h para depois reabrirem apenas às 18h e encerrarem às 22h (pontualmente um ou outro abrem um pouco mais cedo durante a tarde). Portanto se fazem uma visita de um dia, tal como nós, e têm de retornar à “base” cedo, preparem-se para visitar tudo de manhã tipo “pepe rápido” e desfrutarem do restante tempo com muita paz e sossego (sim, as ruas vão estar quase desertas e os únicos locais nas ruas são aqueles que trabalham ou relaxam nos restaurantes).
Portanto, este “pequeno pormenor” para a maioria dos europeus e estrangeiros pode parecer um pouco estranho, mas não se esqueçam que nós é que somos visitas, e por isso temos de nos adaptar aos costumes locais.
🇪🇸 Pero, Cáceres nos encanta!